-
250.00€
De 18 de Julho a 18 de Setembro de 2022
Instrutora: Daniela Garroux de Oliveira
Em colaboração com
Introdução
A necessidade de infraestrutura eficiente e abundante cresce em todo o mundo, nas cidades e como elos entre elas, bem como espaços de abastecimento, resíduos e armazenamento em áreas urbanas. O uso do espaço subterrâneo é uma alternativa natural para suprir essas necessidades de infraestrutura. E, seguindo as tendências da automação, os métodos mecanizados de escavação de túneis ganharam o mercado, sendo uma das escolhas preferenciais para se escavar túneis reduzindo riscos e, na maioria dos casos, diminuindo o tempo de conclusão do projeto. A tendência vai para o uso de tuneladoras para se escavar túneis para sistemas de transporte, água e esgoto.
Este curso aborda aspectos gerais de métodos mecanizados de escavação de túneis com tuneladoras, detalhando o processo de escavação com máquinas de pressão de frente balanceada – EPB, já que a cada 10 projetos, 9 são escavados com EPBs.
O conteúdo inclui desde as fases iniciais dos projetos, com a seleção da máquina até a sua operação, especialmente aspectos relativos à interação do solo e da máquina, como o condicionamento do solo, potencial de clogging, abrasividade, logística de obra, gerenciamento de dados etc.
Objetivo
A instrutora, Dra. Daniela Garroux de Oliveira, compartilha sua experiência de projetos de túneis e suas pesquisas sobre a escavação com máquinas tuneladoras. Ao final do curso, o aluno terá conhecimento suficiente para escolher tecnicamente a máquina mais adequada para cada projeto, suas limitações e principais riscos. Também terão um amplo conhecimento tanto do projeto envolvendo uma TBM quanto do conhecimento suficiente para entender o processo de condicionamento do solo, além de muitos aspectos que estão incluídos na escavação mecanizada de túneis.
Dirigido a
Este curso é dirigido a estudantes e profissionais que possam estar envolvidos ou que pretendam ingressar no mercado de túneis. Estudantes de qualquer formação em engenharia ou geologia são bem-vindos, pois o processo de construção de túneis mecanizados inclui várias disciplinas, desde geologia e geotecnia até engenharia civil, mecânica, elétrica e química.
Método de ensino e acesso ao curso
A metodologia do curso (48 horas letivas) é principalmente assíncrona on-line, através de nosso campus virtual, onde o acesso ao curso é contínuo (24/7). Desta forma, o aluno pode seguir seu próprio ritmo e horário, sendo capaz de torná-lo compatível com o trabalho ou estudos. Os diferentes tópicos do curso serão apresentados através de:
– Vídeos, nos quais todos os conteúdos indicados no programa de estudos são explicados em detalhes.
– Aulas ao vivo para responder a dúvidas.
– Textos em PDF.
– Casos práticos.
– Exercícios de avaliação, incluindo um projeto de curso final.
– Documentação complementar.
Além disso, o aluno poderá fazer uso do Fórum e do Chat da plataforma como pontos de encontro com a instrutora, que estará disponível para resolver qualquer dúvida ou pergunta, e o aluno poderá entrar em contato com ela a qualquer momento.